Max Weber nos ajudou a entender a natureza da sociedade.
Ele, de uma forma diferente de Durkheim, também discordava da abordagem de Marx.
Sem negar a importância dos fatores materiais, defendidos por Marx, nem a noção de fatos sociais externos aos indivíduos, defendida por Durkheim, ele acrescentou que tínhamos que olhar para as idéias. Principalmente para os significados que dávamos às coisas e para o papel das mudanças nas idéias que contribuem para a sociedade e para as mudanças sociais. No que diz respeito aos significados que as pessoas atribuem às coisas, Weber utilizou o termo alemão, "verstehen," para discutir a nossa compreensão profunda daqueles significados. Como a cultura se baseia em símbolos e os símbolos, para o serem, precisam ter significados, compreender os símbolos é, então, um elemento essencial na compreensão da sociedade. Em oposição a Marx sobre a compreensão da Revolução Industrial, Weber afirmou que, em primeiro lugar, surgiu uma mudança radical nas idéias que refletiu na Reforma Protestante e nos sermões de líderes protestantes, que eram contra os pensamentos e práticas da Igreja Católica, os principais valores defendidos pelos Protestantes eram as idéias de auto-suficiência, frugalidade e relações independentes e íntimas com Deus, em vez de através de um padre, defendiam o fato de que não precisavam de uma organização imensa, corrupta e decadente para lhes dizer como pensar e que a independência do pensamento ajudava a que as pessoas começassem os seus próprios negócios e contribuíssem para o crescimento da classe detentora de capital.
Uma terceira contribuição de Weber relaciona-se com a sua visão sobre a natureza social da desigualdade. Marx enfatizou as relações com os meios de produção, sem negar a importância da posse de riqueza Weber acrescentou o prestígio, ou seja, os juízos de valor que as pessoas fazem umas das outras e que contribuem para o seu posicionamento nas respectivas classes sociais e declarava que as classes dependiam de três fatores: poder, riqueza e prestígio A Grande preocupação de Weber era com o nível das idéias.
Os trabalhos de Weber contribuíram para a Perspectiva Simbólica Integracionista, uma das três perspectivas clássicas em Sociologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário