quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Globalização x Desemprego

A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Nessa reestruturação estão sendo eliminados vários postos de trabalho. Uma das causas do desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana. Caixas automáticos tomam o lugar de pessoas que iriam trabalhar nesta posição, fábricas robotizadas dispensam operários, escritórios informatizados cortam despesas de vários funcionários, produções agrícolas com tratores e máquinas substituem o trabalho de várias pessoas. Nos países ricos, o desemprego também é causado pelo deslocamento de fábricas para os países com o custo de produção mais baixo (transnacionais).
Mas por outro lado, o fim de milhares de empregos, no entanto, é acompanhado pela criação de outros pontos de trabalho. Novas oportunidades surgem, por exemplo, na grande área de informática que vem crescendo muito nos últimos anos. A IBM, por exemplo, empregava 400 mil pessoas em 1990, mas desse total somente 20 mil produziam máquinas. O restante estava envolvido em áreas de desenvolvimento de outros computadores. Mas a previsão é de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorverá os excluídos, uma vez que os empregos exigem um alto grau de qualificação profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas, com baixa instrução escolar e pouca qualificação.
Como lidar com a complexa questão do desemprego é um desafio com o qual se defrontam praticamente todos os países da economia global. Esta é uma das questões mais graves a serem enfrentados pelos líderes políticos de todo o mundo.

Fonte de pesquisa: http://gabimilan.blogspot.com/2009_06_01_archive.html; data: 26/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário