sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Emile Durkheim

Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 em Épinal, na Alsácia, oriundo de uma família judia. Começou seus estudos sobre filosofia na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna, foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, sendo um dos fundadores da escola francesa de sociologia sendo também o primeiro professor universitário dessa disciplina., é conhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social, As referências necessárias para situar seu pensamento foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial e tendo também recebido influencia dos ideais de Saint-Simon e Comte.Seus propósitos constitutivos são a idéia de que a humanidade caminha no sentido de seu  aperfeiçoamento gradativo governada pela lei do progresso. Esse princípio foi influencia da filosofia humanista. O industrialismo se portava como fator decisivo da sociedade moderna. Espalhava-se a idéia de que a vida coletiva era um ser distinto, mais complexo, e irredutível às partes que o formam.
Durkheim recebeu também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia, embora apontasse os limites de cada uma dessas disciplinas na explicação dos fatos sociais.
Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, Sociologia e filosofia, e Lições de sociologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário