
"Ad argumentandum tantum" Não é tarefa da Sociologia emitir juízos de valores na tentativa de julgar o comportamento humano em sociedade, esta disciplina apenas se move pela lógica do SER. Karl Marx diria é por meio da Sociologia que quebraremos nossas ilusões e ingenuidades rumo a uma revolução democrática de libertação. Pasmem!
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Roberto Crema

Max Weber
Max Weber nos ajudou a entender a natureza da sociedade.
Ele, de uma forma diferente de Durkheim, também discordava da abordagem de Marx.
Sem negar a importância dos fatores materiais, defendidos por Marx, nem a noção de fatos sociais externos aos indivíduos, defendida por Durkheim, ele acrescentou que tínhamos que olhar para as idéias. Principalmente para os significados que dávamos às coisas e para o papel das mudanças nas idéias que contribuem para a sociedade e para as mudanças sociais. No que diz respeito aos significados que as pessoas atribuem às coisas, Weber utilizou o termo alemão, "verstehen," para discutir a nossa compreensão profunda daqueles significados. Como a cultura se baseia em símbolos e os símbolos, para o serem, precisam ter significados, compreender os símbolos é, então, um elemento essencial na compreensão da sociedade. Em oposição a Marx sobre a compreensão da Revolução Industrial, Weber afirmou que, em primeiro lugar, surgiu uma mudança radical nas idéias que refletiu na Reforma Protestante e nos sermões de líderes protestantes, que eram contra os pensamentos e práticas da Igreja Católica, os principais valores defendidos pelos Protestantes eram as idéias de auto-suficiência, frugalidade e relações independentes e íntimas com Deus, em vez de através de um padre, defendiam o fato de que não precisavam de uma organização imensa, corrupta e decadente para lhes dizer como pensar e que a independência do pensamento ajudava a que as pessoas começassem os seus próprios negócios e contribuíssem para o crescimento da classe detentora de capital.
Uma terceira contribuição de Weber relaciona-se com a sua visão sobre a natureza social da desigualdade. Marx enfatizou as relações com os meios de produção, sem negar a importância da posse de riqueza Weber acrescentou o prestígio, ou seja, os juízos de valor que as pessoas fazem umas das outras e que contribuem para o seu posicionamento nas respectivas classes sociais e declarava que as classes dependiam de três fatores: poder, riqueza e prestígio A Grande preocupação de Weber era com o nível das idéias.
Os trabalhos de Weber contribuíram para a Perspectiva Simbólica Integracionista, uma das três perspectivas clássicas em Sociologia.
Emile Durkheim
Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 em Épinal, na Alsácia, oriundo de uma família judia. Começou seus estudos sobre filosofia na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna, foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, sendo um dos fundadores da escola francesa de sociologia sendo também o primeiro professor universitário dessa disciplina., é conhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social, As referências necessárias para situar seu pensamento foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial e tendo também recebido influencia dos ideais de Saint-Simon e Comte.Seus propósitos constitutivos são a idéia de que a humanidade caminha no sentido de seu aperfeiçoamento gradativo governada pela lei do progresso. Esse princípio foi influencia da filosofia humanista. O industrialismo se portava como fator decisivo da sociedade moderna. Espalhava-se a idéia de que a vida coletiva era um ser distinto, mais complexo, e irredutível às partes que o formam.
Durkheim recebeu também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia, embora apontasse os limites de cada uma dessas disciplinas na explicação dos fatos sociais.
Durkheim recebeu também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia, embora apontasse os limites de cada uma dessas disciplinas na explicação dos fatos sociais.
Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, Sociologia e filosofia, e Lições de sociologia.
Auguste Comte

Assinar:
Postagens (Atom)