quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

KARL MARX

Eleito o maor filósófo, Karl Marx, com seu pensamento influenciou várias areas como: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Economia entre outros. Suas idéias só despertaram atenção a partir de que um estudioso da Economia Política - o alemão Adolph Wagner, citou seu nomes e seus pensamentos em um de seus livros.
A contribuição de Marx para a Sociologia, foi salientar que as relações sociais depedem dos modos de produção. Relações técnicas de produçõ, o homem para satisfazer suas necessidades, atua sobre a natureza, entao isso nao acontece de maneira isolada, para produzir o homem tem que interagir com outros seres humanos, dando o nome "relação de produção", e um conjunto dessas relações dar-se o nome de "modo de produção".
O desenvolvimento das "relações técnicas" vem através do "processo de trabalho" que dá origem a " forças produtivas" que acaba gerando determinado "sistema de produção" provocam de uma divisão do trabalho e choque entre forças produtivas. Marx acreditava que a sociedade se dividia em infa estrutura (estrutura econômica formadas relações de produção e forças produtivas) e supra estrutura ( 1º nivel - jurídico político, forma-se pelas leis que corresponde a sistematização das relações exigentes; 2º´nível - estrutura ideológica, formado pelo conjunto de idéias de determinada classe social, defendendo seus interesses).


Sua Principal Obra: O Capital: Crítica da economia política (1867).


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx ; data: 25/11/2010 às 23:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário