quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Redes Sociais

Rede Social é uma das formas de interagir relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus grupos de interesses mútuos. Na Rede há o compartilhamento de idéias entre pessoas com interesses e objetivos comuns e também valores a serem compartilhados. Desse modo, um grupo de discussão é composto por pessoas que possuem identidades semelhantes. Redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido esta possibilitar uma aceleração e vasto modo das idéias serem divulgadas e da integração de novos membros em busca de algo em comum. Redes Sociais na Internet são os relacionamentos entre as pessoas na comunicação através de computador. Esses sistemas funcionam pela interação social, procurando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação. Elas escolhem se querem conectar-se ou não, a alguém.
As entidades sociais geradas pela comunicação por intermédio do computador podem atuar também de forma a manter comunidades de suporte que, sem o uso do computador, não seriam possíveis porque são socialmente não-aceitas. O conceito de laço social também denominado laço relacional, vem em oposição ao laço associativo, aquele relacionado apenas ao pertencer (a algum lugar, por exemplo). Os laços associativos são meras conexões formais, que independem de ato de vontade da pessoa, bem como de custo e investimento. Os laços sociais podem ser fortes e fracos. Laços fortes são assim denominados por que se realizam pela intimidade, pela aproximação e pela ideia intencional em criar e manter uma conexão entre duas pessoas. Os laços fracos, por sua vez, demonstram relações esparsas, que não traduzem proximidade nem intimidade.  As interações sociais que se constroem  na Internet (em weblogs, fotologs e no Orkut) tornam-se efetivamente laços fortes. Mensagens e declarações de amor, amizade e suporte ocorrem com frequência na Rede, dando demonstrações de intimidade.
As Redes Sociais na Internet denominam-se também de "Redes Sociais Virtuais", "que são os agrupamentos, por meio de softwares específicos (aplicativos Web 2.0) que permitem a gravação de perfis, com dados e informações de caráter geral e específico, das mais diversas formas e tipos (textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos, etc.)", tornando-se possível o acesso e visualização por outras pessoas.  Há também a formação de grupos por ideias afins, com ou sem autorização, e de espaços próprios para discussões, debates e apresentação de temas variados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário